Um dos suspeitos de participar da morte da líder quilombola Mãe Bernadete, em agosto de 2023, foi preso na manhã desta sexta-feira, 12, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), após ser alvo de uma operação da Polícia Civil.
O homem, identificado como Josevan Dionísio dos Santos, mais conhecido como BZ ou Busuim, fez o próprio filho de refém ao tomar conhecimento sobre a possibilidade da sua prisão. Na ocasião, ele se trancou em casa, localizada no Núcleo Habitacional Rubens Costa, na RMS, mas foi cercado por policiais.
Deste modo, equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) isolaram a região e negociam para que ele se entregue e seja preso. Josevan é considerado um dos homens mais procurados do estado, conforme informações da TV Bahia.
Busuim, como era chamado, integrava o barulho do crime desde 2024 e era procurado por homicídio, tráfico de drogas e roubos. Ele ainda era apontado como um dos executores do assassinato da Yalorixá.
Em uma denúncia recebida pelas autoridades diz que Mãe Bernadete se tornou alvo porque sua atuação em defesa da comunidade quilombola e contra a expansão do tráfico de drogas entrava em choque direto com os interesses da facção que atuava na região.