O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou, nesta quarta-feira (5), que o governo estadual faz o máximo que pode com os recursos disponíveis para a Segurança Pública. A declaração, dada em entrevista à TV Bahia, ocorre após o Ministério da Fazenda anunciar que a Bahia superou São Paulo em número de investimentos.
“Esse é um assunto que chamo de ‘moeda de duas faces’. Nós estamos fazendo o que a gente pode com os recursos que o Estado tem. A Bahia não é o Estado mais rico do Brasil, nós somos agora, com esse reconhecimento do ministério da Fazenda, o Estado que mais se investe no Brasil, no conjunto das ações”, disse.
Segundo o petista, de todos os recursos que são enviados pelo governo federal e arrecadados com os impostos na Bahia, 55% são destinados para a área de infraestrutura estadual, como em estradas e saneamento básico. O governador ainda revelou que outros 34% são investimentos em ações sociais, onde a segurança pública divide recursos com investimentos com a educação e a saúde.
“Nós estamos falando de mais de R$2 bilhões, só nestes últimos três anos, somente em segurança pública. Eu gostaria de ter uma receita igual a de São Paulo, que é o Estado mais rico da Federação, para poder anunciar 5 ou 6 bilhões em investimentos”, completou o governador.
De acordo com o governador, o máximo que a gestão estadual pode fazer, buscando fazer mais concursos para a Polícia Civil e Militar, expandindo o Departamento de Polícia Técnica (DPT). “Só o dinheiro da receita do governo do Estado não é suficiente, o governo federal têm aportado recursos, mas ainda eu preciso tomar empréstimos para fazer esses investimentos na segurança”.










