Em meio as indecisões para ocupar o comando da Caixa Econômica Federal, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), indicou o funcionário de carreira Carlos Antônio Vieira Fernandes para presidir a instituição.
O nome chegou ao Palácio do Planalto, mas o martelo não foi batido. Fernandes é paraibano, economista, integra os quadros do banco, foi diretor-presidente da Funcef (Fundação dos Economiários Federais), o fundo de pensão da Caixa, e comandou ministérios em gestão petista.
Lira tomou a decisão há cerca de 15 dias. Aliados do deputado no Congresso e integrantes do governo esperam a volta dele a Brasília para definir o assunto em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O deputado embarcou para uma viagem à Índia e à China no dia 10 e retorna ao Brasil no dia 22 de outubro.
A indicação do nome se deu em meio a negociações do Planalto para atrair o PP e o centrão para a base do governo e ocorre como um desdobramento da recente minirreforma ministerial promovida por Lula. Ele chegou à secretaria-executiva do Ministério da Integração Nacional em 2012, quando o PP ocupou a pasta. O ministro era Aguinaldo Ribeiro, que também é da Paraíba e aliado de Lira.