O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidente do México, Claudia Sheinbaum, conversaram por telefone sobre o fortalecimento da parceria econômica entre os dois países e novas áreas de cooperação. O diálogo, realizado nesta semana, teve como foco principal a produção de etanol e o intercâmbio de políticas sociais.
De acordo com o Palácio do Planalto, Sheinbaum manifestou interesse em obter apoio técnico do Brasil na produção de biocombustíveis, especialmente o etanol, e pediu colaboração na troca de experiências sobre programas de combate à fome e à pobreza, áreas em que o Brasil é referência internacional.
Lula, por sua vez, ressaltou o potencial de cooperação entre América Latina e Sudeste Asiático, mencionando os acordos firmados recentemente na Indonésia e na Malásia, voltados à sustentabilidade e ao desenvolvimento econômico. O presidente destacou ainda a importância de uma agenda ambiental integrada na região.
Durante a conversa, Sheinbaum confirmou que o México será representado na COP30, que acontecerá em Belém (PA), pela ministra do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Alicia Barcenas.
O governo brasileiro informou que ambos os líderes avaliaram como positiva a atual fase das relações Brasil-México e se comprometeram a manter o diálogo aberto, com a expectativa de um encontro presencial nos próximos meses.










