O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que a ocupação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em uma fazenda da Embrapa em Petrolina foi um protesto e que os integrantes do movimento estariam “ansiosos”. A declaração foi feita nesta quarta-feira (2) no Palácio do Planalto, em encontro com o Secretário- Geral, Márcio Macedo.
Segundo o ministro, a ação do MST não foi uma invasão. “Eles ficaram ansiosos, fizeram aquele protesto, mas já saíram. A feira está acontecendo, portanto, o mundo caminho, a ansiedade dele baixou, porque foram prestadas as contas de todas as providências que vão ser adotadas”, apontou.
A fazenda da Embrapa foi desocupada pela tarde ainda na segunda-feira (31), mesmo dia em que o grupo se deslocou ao local. O MST havia acusado que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria descumprido acordos com a entidade, após ocupação nas mesmas terras em abril de 2023. Durante a tarde, o grupo fez uma nova negociação com o governo federal e saiu do local.