Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes autorizou que a CPMI do 8 de Janeiro receba do Ministério da Justiça imagens das câmeras de segurança do dia das invasões às sedes dos Três Poderes.
A decisão, da última segunda-feira (7), diz respeito ao envio de imagens do circuito interno e externo do Palácio da Justiça. Moraes atendeu a um pedido do ministro da Justiça, Flávio Dino.
“Não está caracterizada qualquer excepcionalidade que vede a cessão e compartilhamento de imagens à CPMI, que deverá analisar a eventual publicização ou manutenção do sigilo em virtude das diligências em andamento”, disse Moraes.
Ao tomar conhecimento da decisão do magistrado, o Ministério da Justiça afirmou que “irá acionar a Polícia Federal para enviar as imagens. Tão logo seja feito, será avisado à imprensa”.
O presidente do colegiado, Arthur Maia (União Brasil-BA), disse, na última quarta-feira (1º), que iria solicitar ao STF uma ordem para que o ministro cedesse imagens do 8 de Janeiro. No dia seguinte, deputados da oposição entraram com uma representação contra Dino na Procuradoria-Geral da República (PGR), alegando que ele teria se negado a fornecer as imagens.