O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta segunda-feira (2), mais três pessoas por participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. Com as decisões de setembro, totaliza em seis condenados pela invasão as sedes dos Três Poderes.
As penas vão de 12 a 17 anos de prisão. Davis Baek, João Lucas Vale Giffoni e Moacir José dos Santos foram condenados por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa armada. Giffoni e Santos também foram condenados por dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
O julgamento ocorreu em plenário virtual, e os ministros Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Luiz Fux acompanharam o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Já Cristiano Zanin, André Mendonça e Luís Roberto Barroso propuseram penas menores. Por sua vez, Nunes Marques votou pela absolvição de Davis Baek.
Ainda nesta segunda, outras duas ações – referentes a Nilma Lacerda Alves e Jupira Silvana da Cruz Rodrigues – que estavam sendo analisadas foram retiradas de julgamento, por um pedido de destaque do ministro André Mendonça. Com isso, estes casos serão analisados em sessão presencial.