Em jogo marcado pelas expulsões, o Barcelona estreou neste domingo (13) no Campeonato Espanhol com um empate em 0 a 0 com o Getafe fora de casa.
Atual campeão, o Barça jogou com dez desde a expulsão do atacante Raphinha no final do primeiro tempo e não conseguiu superar a retranca dos anfitriões.
O brasileiro vinha sendo o jogador mais perigoso do time catalão até acertar uma cotovelada no lateral uruguaio Gastón Álvarez (42′).
O Getafe também ficou com um homem a menos a partir do início do segundo tempo, com o meia Jaime Mata (57′) expulso depois de receber o segundo cartão amarelo.
“Tentamos de todas as maneiras contra um adversário muito fechado defensivamente. É uma pena porque acho que merecíamos ganhar e ficamos com um ponto que, para nós, é insuficiente”, lamentou depois do jogo o técnico do Barcelona, Xavi Hernández, que também foi expulso pelo árbitro por reclamação (70′).
“É um ponto. No ano passado começamos igual e terminamos bem”, acrescentou Xavi.
Sem Raphinha, o técnico catalão colocou no segundo tempo o atacante Abdessamad Ezzalzouli, que retornou ao Barcelona após empréstimo ao Osasuna na temporada passada.
Bem na partida, o jovem marroquino levou perigo pelo lado esquerdo do ataque, por onde também aparecia o lateral Alejandro Baldé.
Nos últimos minutos, o Getafe praticamente renunciou ao ataque para segurar a pressão do Barcelona, que não conseguiu encontrar o caminho do gol e agora fica a dois pontos do rival Real Madrid, que no sábado venceu o Athletic Bilbao por 2 a 0.
Nos outros jogos do dia, o Betis derrotou o Villarreal por 2 a 1 com um gol nos acréscimos do atacante brasileiro Willian José (90’+5).
Antes, time do técnico Manuel Pellegrini tinha saído na frente com Ayoze Pérez (20′), mas sofreu o empate com Cuenca marcando para o ‘Submarino Amarelo’ (61′).
Mais cedo, o Osasuna venceu o Celta de Vigo por 2 a 0, graças aos gols de Rubén García (24′) e Moisés (74′).