Francisleine Costa foi a primeira pessoa vacinada contra a dengue no Brasil nesta quarta-feira (3), em Dourados (MS). Ela é mãe de Júlio César Arthur da Costa Escobar, um menino que morreu em decorrência da dengue em fevereiro de 2023, quando tinha apenas 14 anos.
“Estou contente! Meu filho deixou um legado, Dourados é a primeira cidade do Brasil a receber a vacina. É uma dor de mãe, mas é uma felicidade”, disse Francisleine
Júlio César foi acometido por uma dengue muito grave e sofreu uma falência múltipla de órgãos. Ele era jogador de futebol e a habilidade do jovem ganhou destaque entre aqueles que o conheciam. O menino chegou a ser selecionado para um período de testes no Fluminense. Júlio morreu dois dias antes de completar 15 anos. A informação é do G1.
Qdenga, a vacina contra a dengue, começou a ser aplicada em Dourados (MS)
A cidade de Dourados (MS) foi a primeira a iniciar a campanha de vacinação em massa contra a dengue no Brasil. A aplicação começou na manhã desta quarta-feira (3). Os 35 postos de saúde do município foram abastecidos pelo imunizante Qdenga devido a um acordo feito entre a prefeitura e a farmacêutica Takeda.
Serão vacinados 150 mil moradores, de 4 a 59 anos, que se apresentarem no posto de saúde com documento de identificação, cartão SUS e comprovante de residência em Dourados. O laboratório já fez o envio de cerca de 90 mil doses ao município e deve enviar outras 70 mil doses até o final de janeiro, segundo informou a Folha de S. Paulo.