Petistas e membros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram orientados por membros do Planalto a correrem contra o tempo para negociarem um acordo com a ex-ministra do presidente Jair Bolsonaro (PL), senadora Tereza Cristina (PP-MS) para tentar votar no Senado o projeto que fixa novas regras para defensores agrícolas, chamado por ambientalistas de “PL do Veneno“.
O relator do projeto na Casa, senador Fabiano Contarato (PT-ES), já tem em mãos, por exemplo, um texto de consenso para apresentá-la, conforme o Metrópoles.
O projeto altera as regras para aprovação e comercialização de agrotóxicos no Brasil. Em 2022, ele foi aprovado pela Câmara dos Deputados em votação marcada por protesto de ambientalistas e artistas.
Diante da repercussão negativa das manifestações, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enviou o texto para a Comissão de Meio Ambiente da Casa.
Contarato apresentou seu relatório na comissão na quarta-feira (20). O governo espera que o senador e Tereza Cristina cheguem a um acordo ainda nesta semana para tentar votar o projeto em breve no colegiado.